Blog

Você está em: HomeBlogO desafio da empatia

O desafio da empatia

Empatia é o difícil exercício de tentar ver o mundo a partir do ponto em que o outro vê. Acesse e conheça os desafios dessa prática!

Quando vamos aconselhar um amigo ou refletir sobre um conflito, é comum falar a frase tente se colocar no lugar do outro. Mas muitas vezes, isso parte da ideia da simpatia, que é aceitar a opinião do outro sem, necessariamente, tentar observar o mundo a partir de emoções que não são nossas. O que nos sobra é, sem muito jeito, entender que existe gente pensando diferente de nós.

Empatia é diferente. É o difícil exercício de tentar ver o mundo a partir do ponto em que o outro vê. Não se trata do impossível teletransporte, mas da vontade genuína de imaginar os sabores da vida sob um olhar que não é o seu.

O despertar de um olhar

Cientistas comprovaram que a troca de olhares ativa uma parte do cérebro onde se processam algumas sensações e também desperta o sistema de emoções. Ou seja, olhar no olho do outro é fundamental para despertar de forma verdadeira o poder da empatia. É a partir dessa conexão que nos tornamos disponíveis para entender outras vivências, bagagens e pontos de vista.

Não é mecânico

Todos temos instinto de sobrevivência e, por isso, tendemos a pensar nas nossas próprias necessidades antes das do mundo. Mas quando nos permitimos encarar outras realidades e contrapontos, nos tornamos mais humanos. Talvez não seja a forma mais natural, mas pode ser a mais altruísta. Tentar classificar menos como certo e errado e mais como o que faz sentido para você e para o outro já é um grande passo.

Pessoas empáticas são mais poderosas

Quando nos conectamos com o outro e passamos a tentar ver o mundo a partir do olhar dele, temos mais chances de acertos, de conversas felizes e até mesmo de negociações bem sucedidas. O poder da empatia é um desafio a ser colocado em prática, mas quando conquistado, nos transforma de forma definitiva. Uma vez empáticos, será muito difícil voltar a olhar para somente o que nos interessa.

COMPARTILHE:
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
  • Claudio - 01/10/2018

    "Pra mim é tranquilo olhar nos olhos das pessoas... Sempre quis ajudar as pessoas mas nem sempre a reciproca é a mesma."

Ver todos

CADASTRE-SE E RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE ENEAGRAMA NO SEU E-MAIL.

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2018

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital